RELATÓRIO DE MÚSICA – ABRIL
Quartas-feiras de manhã
Neste mês, nossas oficinas de música foram repletas de
instrumentos diversos, de canções variadas, brincadeiras, jogos musicados ,
histórias e muita alegria!
Os moleques
tiveram a oportunidade de manusear diferentes materiais como potes e copos,
oportunizando a exploração sonora diversificada.
Na primeira aula do mês, comemoramos a Páscoa cantando
a música “Coelhinho da Páscoa”, porém com uma variação criada pela Profe Mari.
Em roda todos cantávamos acompanhados pelo teclado. Um colega ficava no meio e
dramatizava o coelhinho.
Na parte em que a música dizia “coelhinho da Páscoa
com quem vai dançar?”, este escolhia um amigo que seria o próximo a pintar o
rosto de coelho para interpretar a canção.
Abaixo está o link para acessar o vídeo
Em seguida realizamos um jogo utilizando dois
instrumentos de percussão: clavas e triângulo. Primeiramente, exploramos os
sons, depois, as cartas foram distribuídas no chão e os moleques tinham que
escolher uma dessas para representar.
Por último brincamos com as cartas em forma de
seqüência: quando a Profe mostrava o coelho eles pulavam, quando mostrava os
ovos ficavam estátua. Fizemos o mesmo com os sons das clavas e triângulos.
Na
segunda aula, ouvimos a história
musicada “A arca de Noé” (http://www.4shared.com/mp3/G6f8BHWu/EDUCAO_INFANTIL_-_A_Arca_de_No.html).
Analisamos os elementos sonoros presentes nela, conversamos, compreendemos a
sequencia da mesma. Após ouvir a história brincamos com uma arca e seus
bichinhos, ambos de madeira, material da nossa escola.
Posteriormente cantamos e
acompanhamos com instrumentos a “Arca de Noé”, do álbum “A Biblia da Garotada”
(http://www.4shared.com/mp3/pzG5OSC1/Arca_de_No_-_Biblia_da_Garotad.html?).
Neste dia também, ouvimos diferentes sons de animais e da
natureza, sabendo identificar a maioria. Realizamos um bingo sonoro. As
cartelas foram feitas pelas crianças, através de desenhos e levadas para casa
no final do dia.
Noutro dia, realizamos
atividades em homenagem ao Dia do Índio. Exploramos diversos tambores.
Realizamos jogos musicados com regras, onde a cada comando tocamos forte/fraco
e rápido/devagar.
Depois brincamos com algumas
canções de Índio entre elas a que está no link a seguir.
Para encerrar a aula exploramos potinhos de
sucata, que viraram tambores após enfeitarmos e pintarmos com cola colorida.
E assim passamos mais um mês
no Quintal Moleque com muita música e alegria.
Beijos Musicais,
Profe Mari
Nenhum comentário:
Postar um comentário